O limpador de placas

O limpador de placas de rua era um homem feliz. Gostava do que fazia, gostava de suas ruas e gostava de suas placas. E quando alguém perguntava o que gostaria de mudar em sua vida, respondia sem vacilar: Nada, absolutamente nada! Decerto tudo teria continuado assim se um belo dia uma mãe e seu filho não tivessem parado ao pé da escada azul…

O duende da ponte

Para chegar à escola, Teo precisa atravessar uma ponte. Porém, embaixo da ponte mora um duende medonho e terrível, que cobra pedágio de quem quiser atravessá-la. Como Teo não tem dinheiro e precisa ir à escola, propõe ao duende um jogo de adivinhas e charadas. Se ganhar, terá o direito de atravessar a ponte sem pagar. Será que Teo conseguirá chegar à escola todos os dias?

Já sei ler!

Organizar as letras, ordenar as palavras em pares, completar sequências até ler o mundo. Quem se lembra de como foi essa conquista? No novo livro de Patricia Auerbach, o leitor é guiado pela curiosidade de Tobias, personagem que apresenta com orgulho e alegria seu mais novo conhecimento. Agora que sabe ler e escrever, o mundo já não é mais segredo para Tobias. Autônomo, ele se vira nos recados, não troca o sal pela pimenta, descobre sentimentos caçando palavras, se comunica com o Papai Noel, viaja no universo das frases e já não faz ideia de como pôde um dia viver sem tudo isso.

Escola de chuva

É o primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, na África. As crianças caminham pela estrada. “Vou ganhar um caderno?”, pergunta Tomás. “Vou ganhar um lápis? Vou aprender a ler como vocês?”. Mas quando ele e as outras crianças chegam à escola, não há sala de aula nem carteiras. Apenas uma professora. “A primeira lição é construir a nossa escola”, diz ela.

Eu sou assim e vou te mostrar

De maneira lúdica e envolvente este livro, com divertido texto rimado, apresenta o corpo humano aos pequenos leitores. Ao estabelecer paralelos entre as partes do corpo e diversos animais, o livro ressalta tanto nossas semelhanças como nossas diferenças com as várias espécies de animais. Ao final, um espelho surpresa irá encantar os pequenos leitores, mostrando que cada um é especial à sua maneira.

Como eu cheguei aqui?

Como eu cheguei aqui? Para responder a essa pergunta, o livro traça a sua história desde o Big Bang (teoria que explica a origem do universo) até o seu nascimento. A tarefa não é fácil, mas, com muita graça e simplicidade, nosso autor começa a apresentar a formação das estrelas, do sistema solar, do planeta Terra, dos primeiros seres vivos até chegar a você. No correr da leitura, o leitor, que também é personagem, descobre que todos os seres humanos têm a mesma origem. Assim, não há como negar o destino comum de todos nós, e a necessidade de atuarmos juntos para preservar a nossa espécie e o planeta que habitamos.