Vai embora, grande monstro verde!

O que é que tem um nariz azul esverdeado, dentes brancos afiados e grandes olhos amarelos? É O Grande Monstro Verde! Mas, não fique assustado. Dê uma olhada neste livro cheio de recortes e veja ele se transformar diante dos seus olhos. Aí, quando estiver pronto para mostrar quem é que manda de verdade, simplesmente feche o livro e faça-o sumir.

Pequenas histórias para grandes curiosos

O que você vê quando fecha os olhos? Você conhece alguém invisível? Sabe o que tem na toca do coelho? E que os caracóis recebem visitas em suas conchas? Por que os gatos atacam poltronas? Como as mães ouvem através das paredes? Em 19 pequenas histórias, em formato de HQ, Marie-Louise Gay narra essas e outras aventuras divertidas, poéticas, reflexivas, lúdicas. Com seus traços delicados e cores características, a premiada canadense, autora das séries “Estela”, “Marcos” e de livros como Onde começa a história?, nos leva a uma jornada de perguntas e descobertas, que nascem da grande curiosidade dos pequenos leitores.

O grúfalo

Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. O Grúfalo, de Julia Donaldson, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações, de Axel Scheffler, complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta.

O homem que amava caixas

Este livro, delicadamente, explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras. As ilustrações, de um colorido vivo, complementam o texto sensível e delicado.

O jornal

Ao ver que seu pai não larga o jornal, um garotinho quer brincar com ele também. O menino quer descobrir o que há de tão especial nesse objeto. A obra revela até onde a imaginação de uma criança pode ir ao transformar um pedaço de papel nas mais divertidas aventuras.

O lenço

Você sabe para que serve um lenço? Eu já descobri. Posso contar para você? Uma menina encontra um lenço na gaveta da mãe, e com ele mil possibilidades: o lenço se transforma numa vela, num manto, num vestido e no que mais a imaginação mandar, mostrando que todo objeto cotidiano tem seu lado lúdico.

O livro errado

Na divertida obra do premiado autor Nick Bland, o garoto Nicolas Icle tenta contar uma história, mas a cada vez que o pequeno inicia a contação um novo personagem invade a narrativa. E é assim com um elefante, alguns monstros, uma rainha e sua comitiva, um pirata… Não adianta avisar a ninguém de que eles estão no livro errado, pois outros personagens continuam surgindo! Será que o garoto irá conseguir contar sua história antes que o livro termine?

Girafas

O que mais diverte as crianças quando seus pais brincam com elas? Neste livro, um pequeno vive pedindo desenhos. O pai, brincalhão, coloca em um papel compriiiido suas melhores versões de girafas. Com seus pescoços looongos, os bichos tomam conta das páginas e vão se multiplicando, mostrando que nessa brincadeira de desenhar também há um tanto de matemática. Mas ora, onde foi parar a girafa número 10?

Grandes invenções

O que é uma invenção? E por que as coisas são inventadas? Qual a influência dos inventos em nossas vidas? Essas são algumas perguntas a serem desvendadas no livro Grandes invenções, mais um título da coleção Brinque-Book Saber. Ricamente ilustrada, a obra traz muitas informações sobre diversos tipos de inventos e descobertas.

Homem de lata

Premiada, esta aventura para jovens leitores oferece reflexões sobre os sentimentos, o mundo e suas metáforas: “Como algo que caiu do céu pode ser ruim?” A curiosidade pelo novo, o encantamento por quem é diferente e a relação de amizade entre o menino Sabiá e um robô que aterrissa no sertão pensando estar em Marte. Enquanto o robô estuda e explora o solo e a vegetação desse planeta estranho, Sabiá o observa, escondido dos pais. Dessa amizade inusitada, ambos os personagens aprendem o valor das relações e da troca de conhecimento. Bastante original, a obra une o universo do sertão ao da ficção científica e leva os jovens leitores a uma viagem por diferentes emoções e pontos de vista. Narrado por uma voz que compreende o dia a dia da família sertaneja e a surpresa do homem de lata, que acredita estar diante de alienígenas, o livro instiga e emociona.

Juju e o mistério das cores

Juju é uma menina muito alegre e divertida, mas seus dias estavam desbotados e desanimados até ela ganhar um livro incrível, O mistério das cores, e aprender que cada cor pode representar um sentimento. Junto com seus amigos e sua coleção de chapéus ela decide inventar novas brincadeiras e trazer o colorido de volta para sua vida.