O mistério do colecionador

Um grupo de amigos que adora desvendar enigmas acaba envolvido em um verdadeiro caso policial. Cíntia, Julinha e Heitor estavam prontos para se divertir desbravando a Mata Atlântica na excursão de sua escola ao Sítio Rio Azul. Tudo parece ir muito bem até eles descobrirem que um traficante de animais silvestres tem outros planos para a excursão. Nessa aventura surpreendente, o leitor não vai parar um segundo. Se quebrar os códigos criados pelo professor Pedro, espalhados pela trilha no meio da mata, já é um grande desafio, imagine ter de enfrentar um misterioso e cruel colecionador de animais e seus perigosos comparsas.

O caracol e a baleia

“Peço carona para volta ao mundo”. Assim, grafando na rocha escura, o pequeno caracol destemido lança suas ideias para o mar. Sonhador e curioso, ele não se contenta em apenas contemplar a imensidão do mundo ali da terra firme, como seus pares. Em uma noite estrelada, uma jubarte dedica ao molusco uma canção sobre gelo cintilante, grutas de corais, estrelas cadentes e ondas fenomenais. Trata-se de um convite, ela diz: “Vem navegar comigo”. Os dois saem e experimentam grandes emoções: desde a grande beleza do universo aquático até o apelo importante para a conscientização ambiental. Para quem acha que a baleia tem mais a mostrar, já que é grande e domina aquelas águas, um reparo: ela precisa do caracol e de uma sociedade gentil para seguir mergulhando.

Ludi na floresta da Tijuca

Uma novidade inesperada anima a família Manso. Seu nome? Herculano, o novo namorado de Marga. Para conhecê-lo, Ludi, seus pais e irmãos embarcam no fusca de seu Marcos direto para… o século XIX! Como tudo na família dessa já conhecida marquesa – assim chamada numa deliciosa referência a Monteiro Lobato -, o que seria um simples piquenique na Floresta da Tijuca vira uma viagem no tempo que a põe às voltas com o reflorestamento do local. Ludi nos leva a atravessar a ponte que separa a floresta, tal como é hoje, da floresta da época do Império, devastada e em processo de recuperação.

Juju e a árvore da amizade

Juju, a menina alegre e divertida que adora cores e brinca de associá-las a diferentes significados, agora tem um novo desafio: cuidar bem de seu jardim de amigos e deixar a vida mais colorida, compartilhando experiências e aprendizados por aí!Assim como há diferentes tipos de plantas, há diferentes tipos de amigos. Como então regar a amizade para colher lindos frutos duradouros? Juju e seus amigos dão dicas de como preservar a natureza e como plantar mudinhas no algodão, em garrafas pet e até na casca do ovo!