BLOG

Tudo junto e misturado

nov. 01, 2017

Lançamento da semana /Dino e Saura

 

Numa certa manhã, o ovo de uma feroz fêmea de dinossauro Oxalaia, que vivia onde hoje é o Brasil, foi parar no ninho de outra da mesma espécie. Tudo poderia ter passado despercebido se não fosse um pequeno detalhe: as fêmeas –e seus filhotes- tinham cores diferentes.

É com esse divertido ponto de partida que o premiado artista e escritor brasileiro Fernando Vilela conta uma história sobre diversidade, diferenças, semelhanças e misturas. Inicialmente rejeitado pelos irmãos postiços, Dino, o dinossauro nascido de um ovo vermelho que caiu no ninho de oxalaias azuis, parte numa jornada em busca de suas origens.

Acompanhado de Saura, a única réptil azul que lhe teve algum afeto, o pequeno Dino vê que, apesar da diferença de cores, sua família vermelha recém-encontrada não diverge muito da azul no quesito preconceito. Dessa vez, é Saura quem recebe tratamento hostil por ser diferente.

 

(“Dino e Saura” / Texto e ilustrações: Fernando Vilela)

 

Poeticamente, é das crianças de ambos os grupos que surge a solução para o conflito e a redenção da violência inicial pela mistura das diferenças que, ao invés de reduzir, amplia a diversidade. O tema pode parecer “duro”, embora atual como nunca, mas na imaginação, nas mãos e nos carimbos de Vilela ganha leveza, sutileza, delicadeza e muito humor, sem infantilizar-se, bem ao gosto estético de leitores exigentes e sensíveis como são as crianças.

Outra grande qualidade do livro é que Vilela pesquisou dinossauros brasileiros para compor a história. Somam-se às famílias oxalaias, portanto, os pequenos mirischia e santanaraptor, que tinha penas, e o enorme austroposeidon magnificus, do tamanho de dois ônibus, por exemplo, entre outros. Ao final do volume, há ainda uma compilação com todos eles e informações sobre tamanho, período e local em que viveram.

 

(“Dino e Saura” / Texto e ilustrações: Fernando Vilela)

 

Amizade, diferenças, culturas diferentes e desconhecidas são o pano de fundo perfeito para uma narrativa visualmente instigante, repleta de aventura e camadas, daquelas que vamos (re)descobrindo a cada divertida leitura.


Serviço:
Dino e Saura
Texto e ilustrações: Fernando Vilela
Editora Brinque-Book
Idade recomendada: a partir de 3 anos
Temas: diferenças, diversidade, amizade, origens, miscigenação, culturas, dinossauros