BLOG

As diferenças que nos unem

nov. 13, 2017

Lançamento da semana /”O caracol e a tartaruga em dias chuvosos”

Stephen Michael King é daqueles autores sobre os quais nem é preciso falar muito. A beleza, a singularidade, a delicadeza e a profundidade da obra falam por si. Mas não custa pontuar alguns detalhes essenciais, que fazem de criador e criaturas o que são: o premiado australiano consegue, com raro talento, tocar em temas delicados, como o relacionamento entre pais e filhos, por exemplo, de forma leve e sem ser raso.

Seu traço e suas cores são únicas -assim como um sutil senso de humor- e contribuem para uma narrativa cheia de camadas, em que novas leituras desvelam sentidos e possibilidades interpretativas diferentes e, por vezes, complementares às primeiras lidas.

(“O caracol e a tartaruga em dias chuvosos” / Texto e ilustrações: Stephen Michael King)

Amizade, respeito, acolhimento e relação verdadeira com o outro -como ele é, não como gostaríamos que fosse- são temas recorrentes na consagrada obra do autor que, aos 9 anos, perdeu parte da audição e, com isso, aprendeu a comunicar-se pelo desenho. O menino que não queria crescer -mas tornou-se enorme- surge em cada pincelada das ilustrações, em cada ponto dos textos de King.

Neste livro, ele retoma personagens conhecidas e temáticas de “O caracol e a tartaruga são amigos”, de 2015,  para aprofundar um tiquinho mais a fábula sobre amizade, respeito, afeto e relação entre esses dois seres tão diferentes. Para a animada tartaruga, a chuva está bem divertida: splish, splosh, splash. Mas falta alguma coisa. Seu amigo caracol parece não gostar tanto assim de água e não saiu de sua protegida concha quando a tartaruga chamou –mesmo depois de a tartaruga fazer malabarismos, truques, danças e rodopios para convencer o amigo de que, afinal, a água era muito divertida.

Somente neste momento, a tartaruga parece (re) lembrar de que os parâmetros do caracol são diferentes dos seus e que, para ele, a água não é assim tão convidativa. Então ela se empenha em ideias criativas, engenhosas e afetuosas para ajudar o caracol a encarar -ou não- os dias chuvosos.

Stephen Michael King mantém um site interessante e completo, em inglês. Ele concedeu essa entrevista aqui à Folha de S. Paulo e esta outra à Revista Crescer. Em ambas, fala de seu processo criativo, de sua infância e de como essa infância ecoa lindamente em seus trabalhos. O menino que ele foi dialoga tranquilamente, através dessas obras, com as meninas e meninos que são seus leitores.

O caracol e a tartaruga em dias chuvosos

Texto e ilustrações: Stephen Michael King

Editora: Brinque-Book

Faixa etária: a partir de 2 anos

Temas: amizade, respeito, diferenças, relações, relacionamento, criatividade, afeto